Foi assinado, no passado dia 25 de abril, o protocolo de colaboração entre o California Department of Forestry and Fire Protection (CAL FIRE) e a Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF). Esta parceria decorre da visita oficial do Primeiro-Ministro, António Costa, à Califórnia em 2018 e formaliza agora, a oportunidade de cooperação então perspetivada. Dadas as semelhanças do clima mediterrânico, da vegetação e dos desafios na prevenção e supressão a incêndios rurais, vinculam-se as duas nações ao propósito de partilha de competências e recursos, nos domínios do planeamento e apoio à decisão, dos modelos de previsibilidade e de gestão do risco, bem como na gestão do dispositivo aéreo próprio, do treino e da formação das equipas de prevenção e supressão. Doravante e ao abrigo deste protocolo, podem as entidades do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (ICNF, ANEPC, GNR, FAP, EMGFA, PJ e IPMA) entre outras entidades parceiras, do foro público e privado, aceder e partilhar conhecimentos na área da gestão das florestas, do interface urbano, da prevenção e supressão de incêndios.

<p>Assinatura do Protocolo CAL FIRE &#8211; AGIF</p>

Assinatura do Protocolo CAL FIRE – AGIF

Visita às instalações do Aviation Program (CAL FIRE Air Unit)

Visita às instalações do Aviation Program (CAL FIRE Air Unit)

No âmbito deste protocolo, dois oficiais superiores da Força Aérea Portuguesa deslocaram-se numa visita de trabalho às instalações do Aviation Program (CAL FIRE Air Unit) em Sacramento, Califórnia. Aqui visitaram o Centro de Treino das tripulações responsáveis pela componente aérea do combate a incêndios e ficaram ainda a conhecer os procedimentos de manutenção e preparação das aeronaves de combate direto e indireto a incêndios. Durante o período da tarde, foi aprofundada a explicação do sistema de formação das brigadas terrestres e helitransportadas, onde estiveram também presentes, em formato online, entidades parceiras portuguesas (ICNF e GNR).

Durante esta deslocação aos EUA, a comitiva participou nos dias 25 e 26 de abril na Wildfire Management Summit (encontro de reflexão de chefes de incêndios californianos) com o intuito de promover a troca de experiências e conhecimento na deteção e gestão de supressão de incêndios, tendo a AGIF partilhado as mudanças introduzidas em Portugal desde 2017. Foi também realizada, no dia 27 de abril, uma apresentação na Universidade da Califórnia, em Berkeley, promovida pelo Centro de Estudos Portugueses.

A visita decorreu com o especial apoio do Consulado Português em São Francisco, através do seu Cônsul, Pedro Pinto.

 

Sobre a CAL FIRE:

(https://www.fire.ca.gov/)

A CAL FIRE dedica-se à proteção contra incêndios, e à promoção da gestão da vegetação dos territórios (26Mha) da Califórnia a mais de 40 milhões de habitantes. Este departamento Californiano desenvolveu um Programa de gestão integrada de Incêndios que inclui atividades como engenharia de pré-incêndio em áreas florestais, gestão da vegetação e dos incêndios, sensibilização e educação da população e ainda a aplicação da lei.

 

Wildfire Management Summit 2022:

(https://www.idga.org/events-wildfiremanagement)