Foi aprovada, em reunião da Comissão Nacional de Gestão Integrada de Fogos Rurais, a constituição da Subcomissão Nacional de Qualificação do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais com o objetivo de promover e monitorizar o desenvolvimento das ações do Programa Nacional de Ação (PNA) que se enquadram na orientação estratégica ‘Gerir o risco eficientemente’, objetivo estratégico 4.4. ‘Aumentar a qualificação dos Agentes SGIFR’, no Programa 4.4.1 ‘Implementar o programa nacional de qualificação dos Agentes SGIFR’.

Os projetos do PNA que são objeto de promoção e desenvolvimento pela SubComissão são os seguintes:

  • 4.1.1 Mapear as qualificações e os perfis profissionais de competências do SGIFR e elaborar referenciais de capacitação, reconhecimento e qualificação adequados;
  • 4.1.2 Rede de entidades formadoras/instituições de ensino e bolsa de formadores/professores credenciados;
  • 4.1.3 Implementação e revisão dos planos de formação, reconhecimento e qualificação para as entidades do SGIFR;
  • 4.1.4 Oferta formativa de nível superior.

 

Em sintonia com o que está previsto no PNA e com o que referia o relatório da Comissão Técnica Independente (CTI): devem ser definidos, para cada posição/função a ocupar/desempenhar no SGIFR, perfis profissionais que determinem as competências e capacidades inerentes a essas posições/funções e criado o Quadro de Qualificações para o SGIFR, foi construído o Plano Nacional de Qualificações dos Agentes do SGIFR (PNQ_SGIFR). Este Plano define a estratégia e os processos de qualificação dos ativos do Sistema de Gestão Integrada dos Fogos Rurais (SGIFR) para o período 2020-2030.

Consulte o Plano de Qualificação aqui