Informar e capacitar entidades, cidadãos e empresas para um turismo seguro e consciente

A Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF) em parceria com o Turismo de Portugal, realizou no passado dia 13 de julho, o Webinar “Turismo e Incêndios Rurais – Boas Práticas para umas Férias em Segurança”. O Webinar decorreu no âmbito do Plano de Capacitação do Setor do Turismo e dos Turistas em situações de Risco de Incêndio 2018 – 2020.

Face ao contexto atual em que vivemos, é crucial que Portugal, já reconhecido como destino de excelência a nível internacional, seja percecionado como um destino seguro, capaz de entregar produtos e serviços turísticos de exceção e claramente inovadores. A AGIF e o Turismo de Portugal têm desenvolvido projetos e iniciativas que visam globalmente informar e capacitar entidades, cidadãos e empresas para um turismo mais seguro e consciente.

É fundamental que emerja uma nova consciência de Turismo Sustentável, adaptada ao desafio das alterações climáticas e do elevado risco de incêndio em espaços rurais. Sendo Portugal, um dos países europeus com maior percentagem de área florestal e sendo um destino apetecível para quem gosta de passar férias na natureza, todas as atividades inerentes ao Turismo de Natureza estão por isso mais expostas ao risco, em especial ao risco de incêndio rural, sendo por isso imprescindível que se adotem medidas de preparação, autoproteção e segurança.

O Webinar focou exatamente estes temas, principalmente numa época de início de férias para a maior parte dos Portugueses e turistas, para que estes dias de lazer corram com a maior segurança e consciência possível.

 

Consulte os Guias elaborados no âmbito da parceria com o Turismo de Portugal aqui.