A AGIF, em colaboração com a Câmara Municipal de Arganil e a Universidade de Harvard, organiza entre os dias 9 e 11 deste mês, um conjunto de ações destinadas a divulgar o projeto inovador ‘Canário na Mina’.

Desenvolvido por Sílvia Benedito, arquiteta paisagista e professora na Universidade de Harvard, o projeto que nasceu a partir das conclusões retiradas dos fogos florestais em Portugal em 2017, resultou numa série de iniciativas implementadas em aldeias do município de Arganil.

Entre os dias 9 e 11 de outubro, Sílvia Benedito e dois dos seus alunos estarão em Portugal para apresentar o projeto, os seus resultados e visitar os locais onde estão a ser executados. Será também inaugurada uma exposição e divulgado o livro que resulta deste trabalho.

Partindo de uma das conclusões retiradas dos fogos ocorridos– a escassa integração das populações residentes no território na implementação de medidas de mitigação – a professora criou, na Graduate School of Design da Universidade Harvard, a Cadeira de Projeto Canary in the Mine. Concebida como um laboratório de propostas ou projetos com ações concretas no terreno, explorou de uma forma interdisciplinar questões sobre incêndios da paisagem mediterrânica, gestão rural, bioeconomia, resiliência, comunidades e os valores culturais associados ao ‘trabalho com a terra’.

Uma vez que o projeto pretendia desenvolver soluções específicas que fomentassem o aumento da resiliência de paisagens píricas no território de Arganil e nas várias aldeias afetadas pelos fogos de 2017, todo o trabalho foi realizado em cooperação com a Câmara Municipal de Arganil e agentes locais.

Estes trabalhos tiveram como tema a relação paisagem-ecologia do fogo e focaram-se no conjunto das Aldeias do distrito de Arganil, ao longo dos Baldios desta região, resultando num conjunto de 11 projetos, desenvolvidos pelos alunos de diversos backgrounds e contextos geográficos da sua Cadeira em Harvard, explorando potenciais cenários de desenvolvimento económico numa região caracterizada por uma longa historia de eventos píricos.

 

Sílvia Benedito é arquiteta paisagista e professora na Graduate School of Design, na Universidade Harvard. É autora do recentemente publicado livro ‘Atmosphere Anatomies: On Design, Weather, and Sensation’. O seu trabalho foi premiado na segunda edição do Prémio Fernando Távora, da Ordem dos Arquitetos, pelo projeto ‘Quadrícula emocional: um urbanismo hídrico entre a natureza e arquitetura nas cidades atlânticas portuguesas do século XVI’. Mais sobre Sílvia Benedito