• Após aprovação em Conselho de Ministros das peças do PNGIFR – Estratégia e Cadeia de Processos – a AGIF encontra-se empenhada em ultimar o Programa Nacional de Ação (PNA) e na sua declinação em Programas de Ação Regionais (NUT II) e Sub-Regionais (NUT III). Contando na sua concretização com a participação de todas as entidades envolvidas no SGIFR.
  • Conforme realizado em 2019, no presente ano a AGIF volta a apoiar o DECIR em várias áreas de conhecimento e participação operacional no diagnóstico, nomeadamente, gestão de risco e análise de comportamento de fogo e pirometeorologia. Vão integrar o dispositivo de combate 35 peritos, através de equipas de gestão integrada de fogos rurais, disponibilizadas para os postos de comando, sempre a pedido da ANEPC.
  • Participação no Núcleo de Apoio à Decisão para Análise de Incêndios Rurais (NAD-AIR da ANEPC), apoiando à decisão estratégica e operacional durante o desenvolvimento de eventos de incêndios rurais complexos, bem como em análise estratégica periódica.